Artigos

Artigos completos publicados em periódicos

___________________________________

SEABRA, A. G., DIAS, N. M., & MONTIEL, J. M. Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras. Psico-USF, v. 17, n. 02, p. 273-283, 2012.

http://www.scielo.br/pdf/pusf/v17n2/v17n2a11.pdf

DIAS, N. M., & SEABRA, A. G. Executive demands of the Tower of London task in Brazilian teenagers. Psychology & Neuroscience, v. 05, n. 01, p. 63-75, 2012.

http://www.psycneuro.org/index.php/path/article/view/190/611

SEABRA, A. G., & DIAS, N. M. Reconhecimento de palavras e compreensão de leitura: dissociação e habilidades linguístico-mnemônicas preditoras. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, v. 04, n. 01, p. 43-56, 2012.

http://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/viewFile/101/71

SEABRA, A. G., & DIAS, N. M. Métodos de alfabetização: delimitação de procedimentos e considerações para uma prática eficaz. Revista Psicopedagogia, v. 28, n. 87, p. 306-320, 2011.

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v28n87/11.pdf

 

DIAS, N. M., MENEZES, A.;  SEABRA, A. G. Alterações das funções executivas em crianças e adolescentes. Estudos interdisciplinares em Psicologia, v. 01, p. 80-95, 2010.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/8619/7238

SEABRA, A. G., DIAS, N. M.; MACEDO, E. C. Desenvolvimento das Habilidades Aritméticas e Composição Fatorial da Prova de Aritmética em Estudantes do Ensino Fundamental. Interamerican Journal of Psychology, v. 44, p. 411-418, 2010.

SEABRA, A. G.; DIAS, N. M. Habilidades atencionais: estudo de validade de instrumentos em estudantes do Ensino Fundamental II. Avaliação Psicológica, v. 9, p. 187-198, 2010.

 http://pepsic.homolog.bvsalud.org/pdf/avp/v9n2/v9n2a05.pdf

HEIN, J. M. ; TEIXEIRA, M. C. T. V. ; SEABRA, Alessandra Gotuzo ; MACEDO, E. . Avaliação da eficácia do software Alfabetização Fônica para alunos com deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, p. 65-82, 2010.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382010000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Argollo, N.; Bueno, O. F. A.; SHAYER, B.; GODINHO, K.; ABREU, K.; DURAN, P.; ASSIS, A.; LIMA, F.; SILVA, T.; GUIMARAES, J.; CARVALHO, R.; MOURA, I.; SEABRA, Alessandra Gotuzo . Adaptação transcultural da bateria Nepsy – Avaliação neuropsicológica do desenvolvimento: Estudo-piloto. Avaliação Psicológica, v. 8, p. 59-75, 2009.

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:KoG5SqVj2EwJ:pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/avp/v8n1/v8n1a06.pdf+Adapta%C3%A7%C3%A3o+transcultural+da+bateria+Nepsy&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESiXAYLoD-yE-Sq2UkX664P_lnguTGUR1r51C-b0Q4p09tAgnHi7V9LDxqQueuDK7E-irWIh7Wy-moaMZFOaPq0QKU9-6qOElrsUG2xY1ZTyuHgJgYJZjFtMrpnwB-hbmjEExLrl&sig=AHIEtbQaGR5J4y59wcCUdYlsl6_BmC18zg

MECCA, T. P.; D’ANTINO, M. E. F.; AZEVEDO, W.; SEABRA, Alessandra Gotuzo; SCHWARTZMAN, J. S. . Desempenho de homens e mulheres na faixa etária de 17 a 30 anos em tarefas de empatia. Temas sobre Desenvolvimento, v. 16, p. 303-306, 2009.

 Berberian, Arthur A.; Trevisan, Bruna T.; Moriyama, Tais S.; Montiel, José M.; Oliveira, José Ari C.; Seabra, Alessandra G. . Working memory assessment in schizophrenia and its correlation with executive functions ability. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo), v. 31, p. 219-226, 2009.

http://www.scielo.br/pdf/rbp/v31n3/a07v31n3.pdf

 SEABRA, Alessandra Gotuzo; MUNIZ, M.; PRIMI, R. . Validity evidence for the Reading Competence Test of Words and Non-Words. The Spanish Journal of Psychology, v. 12, p. 788-798, 2009.

Resumo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19899679

 MENEZES, A.; Godoy, S.; SEABRA, Alessandra Gotuzo . Avaliação da memória de trabalho em alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Psicologia. Teoria e Prática, v. 11, p. 31-49, 2009.

http://www3.mackenzie.com.br/editora/index.php/ptp/article/viewFile/2222/1987

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; FERRACINI, F.; DIAS, N. M.; TREVISAN, B. T.; MONTIEL, J. M. . Teste de Nomeação de Figuras: evidências de precisão e validade em crianças pré-escolares. Psicologia em Pesquisa, v. 1, p. 23-31, 2008.

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:2Jbvx0J6mWsJ:pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/psipesq/v1n2/v1n2a04.pdf+Teste+de+Nomea%C3%A7%C3%A3o+de+Figuras:+evid%C3%AAncias+de+precis%C3%A3o+e+validade+em+crian%C3%A7as+pr%C3%A9-escolares&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESj3ZrELBQ8jLp8V9aI0BwLVDSMFopshlqq10LxE5jl50xZKkb_X3zG1Mn561QwLToqdC5Hr5ZPu_HUCC3SAwZ53ADoatg9A0nJUOpHwIy2A4WBVooWjwGIrF4c01kJN8AeD16Cw&sig=AHIEtbTq8N5kEWqYKQBryz81Y6ukboAxNA

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; BERBERIAN, A. A.; REZENDE, M. C. A.; TREVISAN, B. T. . Avaliação da memória de trabalho em estudantes brasileiros de 1a a 4a série. Psicologia, Educação e Cultura, v. XII, p. 127-142, 2008.

Resumo: http://www.cic.pt/pec/default.asp?link=_Volume%20XII,%20Nº%201%20-%20Maio%20de%202008&Num=505&Vol=22

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, N. M. . Desenvolvimento de habilidades atencionais em estudantes da 1ª à 4ª série do ensino fundamental e relação com rendimento escolar. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 25, p. 198-211, 2008.

http://www.revistapsicopedagogia.com.br/download/78.pdf#page=15

  CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, N. M. . Habilidades de linguagem oral e sua contribuição para a posterior aquisição de leitura. Psic (São Paulo), v. 9, p. 135-144, 2008.

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:MI9MctfQfbsJ:pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/psic/v9n2/v9n2a02.pdf+Habilidades+de+linguagem+oral+e+sua+contribui%C3%A7%C3%A3o+para+a+posterior+aquisi%C3%A7%C3%A3o+de+leitura&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShzafjGl463DpYSYI0H_H28gaP6UtXdZcMGar-o7e6qiGW2K7HUr8_DRArEve1029btmrqaOGuS83xcai3AsJUAaRkpl_2Fmorqr8dz7VYdhyCDBHz8wVZPyReSX75p5HFdrv3c&sig=AHIEtbQwHq-dkSjcZGWpvksOpTMoxlU_9w

 ASSEF, E. C. S.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Computerized Stroop Test to Assess Selective Attention in Children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Spanish Journal of Psychology, Madri, v. 10, p. 33-40, 2007.

http://www.ucm.es/info/psi/docs/journal/v10_n1_2007/art33.pdf

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; ASSEF, E. C. S.; COZZA, H. F. P. . Avaliação neuropsicológica das funções executivas e relação com desatenção e hiperatividade. Avaliação Psicológica, v. 6, p. 51-60, 2007.

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:CWA2h0cwVfIJ:pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php%3Fscript%3Dsci_arttext%26pid%3Ds1677-04712007000100007%26lng%3Dpt%26nrm%3D+Avalia%C3%A7%C3%A3o+neuropsicol%C3%B3gica+das+fun%C3%A7%C3%B5es+executivas+e+rela%C3%A7%C3%A3o+com+desaten%C3%A7%C3%A3o+e+hiperatividade&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

 ASSEF, E. C. S.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Avaliação do controle inibitório em TDAH por meio do Teste de Geração Semântica. Psicologia. Teoria e Prática, v. 9, p. 61-74, 2007.

http://www3.mackenzie.com.br/editora/index.php/ptp/article/viewFile/680/399

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, N. M.; MONTIEL, J. M. . Desenvolvimento dos componentes da consciência fonológica no ensino fundamental e correlação com nota escolar. Psico-USF, v. 12, p. 55-64, 2007.

http://www.saofrancisco.edu.br/edusf/publicacoes/RevistaPsicoUSF/Volume_01/uploadAddress/art_6%5B6332%5D.pdf

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Contribuições da neuropsicologia cognitiva e da avaliação neuropsicológica à compreensão do funcionamento cognitivo humano. Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), v. 11, p. 1-24, 2007.

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/DIFICULDADE%20DE%20APRENDIZAGEM/Contribuicoes-da-Neuropsicologia.pdf

  MONTIEL, J. M.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Alterações cognitivas e emocionais no transtorno de pânico. Encontro (Santo André), v. 11, p. 1-10, 2007.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, N. M. . Desenvolvimento de estratégias de leitura no ensino fundamental e correlação com nota escolar. Psicologia em Revista, v. 13, p. 363-382, 2007.

http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/280/290

MONTIEL, J. M.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E. . Alteração atencional no transtorno de pânico: Teste de Stroop Emocional. Psicologia (Braga), Braga, Portugal, v. 11, p. 57-70, 2006.

 BAPTISTA, M. N.; LIMA, R. F.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MELO, L. L. . Sintomatologia depressiva, atenção sustentada e desempenho escolar em estudantes do ensino médio. Psicologia Escolar e Educacional, v. 10, p. 99-108, 2006.

http://www.saofrancisco.edu.br/itatiba/mestrado/psicologia/uploadaddress/sintomatologia%20depressiva,%20aten%C3%A7%C3%A3o%20sustentada%20e%20desempenho%20escolar%20em%20estudantes%20do%20ensino%20m%C3%A9dio%5B5598%5D.pdf

 MONTIEL, J. M.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; BERBERIAN, A. A. . Transtorno de pânico: definição e correlatos neurológicos. Encontros (Santa Cruz do Rio Pardo), v. 11, p. 41-51, 2006.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, E. . Recursos de reabilitação de distúrbios da comunicação e linguagem para melhor qualidade de vida em quadros sensoriais, motores e cognitivos. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 26-36, 2006.

http://www.scamilo.edu.br/pdf/mundo_saude/34/recursos_reabilitacao.pdf

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; TREVISAN, B.; REZENDE, M. C. A. . Natureza das dificuldades de leitura em crianças brasileiras com dislexia do desenvolvimento. Acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa, v. 1, p. 5-18, 2006.

http://www.acoalfaplp.net/0001acoalfaplp/0001acoalfaplp_textos/alfabcrianca/ac_natu.dif.leitu.cri.br.disl.desen_por_capovilla.etal.pdf

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; GIACOMET, A.; MAZZA, C.; AMENI, R.; NEVES, M. V.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Quando surdos nomeiam figuras: Processos quirêmicos, semânticos e ortográfico. Perspectiva (Erexim), v. 24, p. 153-175, 2006.

http://www.perspectiva.ufsc.br/perspectiva_2006_especial/08_Fernando_et_al.pdf

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MAZZA, C.; AMENI, R.; NEVES, M. V. . Quando alunos surdos escolhem palavras escritas para nomear figuras: Paralexias ortográficas, semânticas e quirêmicas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 12, p. 203-220, 2006.

http://www.scielo.br/pdf/rbee/v12n2/a05v12n2.pdf

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Memória em dislexia do desenvolvimento e surdez congênita: Comparando arquiteturas cognitivas. Revista Educação Especial (UFSM), Santa Maria, v. 28, p. 247-264, 2006.

http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2006/02/a6.htm

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Leitura de estudantes surdos: desenvolvimento e peculiaridades em relação à de ouvintes. ETD. Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 2, p. 217-227, 2006.

http://www.ssoar.info/ssoar/files/2010/675/artigo_capovilla_para_etd_unicamp.pdf

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Avaliação neuropsicológica das funções cognitivas: pesquisas brasileiras. Psicologia e Educação da Universidade de Beira Interior, Pt, v. V, p. 103-117, 2006.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; FERRACINI, F.; DIAS, N. M.; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Avaliação de vocabulário expressivo e receptivo na educação infantil. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 23, p. 124-133, 2006.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; VIGGIANO, K.; MAURICIO, A.; BIDÁ, M. . Processos logográficos, alfabéticos e lexicais na leitura silenciosa por surdos e ouvintes. Estudos de Psicologia (UFRN), Natal, v. 10, n. 1, p. 5-14, 2005.

http://www.scielo.br/pdf/epsic/v10n1/28004.pdf

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Visão geral do primeiro século de educação de surdos no Brasil: alternância entre oralismo e sinal. Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), São Paulo, n. 8, p. 1-20, 2005.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; COZZA, H. F. P.; CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E. . Funções executivas em crianças e correlação com desatenção e hiperatividade. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 14, n. 82, p. 4-14, 2005.

Resumo: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=ADOLEC&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=533189&indexSearch=ID

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACHALOUS, N. . Avaliação das estratégias de leitura fonológica e lexical em português e alemão: efeito da ortografia. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. LV, n. 122, p. 59-82, 2005.

 MACEDO, E.; CAPOVILLA, Fernando Cesar; NIKAEDO, C.; ORSATI, F. T.; LUKASOVA, K.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIANA, C. . Teleavaliação da habilidade de leitura no ensino infantil e fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 127-134, 2005.

Resumo: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=476510&indexSearch=ID

 MONTIEL, J. M.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; BERBERIAN, A. A.; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Incidência de sintomas depressivos em pacientes com transtorno de pânico. Psic (São Paulo), São Paulo, v. 6, n. 2, p. 33-42, 2005.

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:kTYGiqwNuVEJ:pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/psic/v6n2/v6n2a05.pdf+Incid%C3%AAncia+de+sintomas+depressivos+em+pacientes+com+transtorno+de+p%C3%A2nico&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShEpmD1trbhd645KV7rTUxQFzOAfRcanMqUnjpVAWxH3WOkt7fog_JY0ruQJT8Mt1mrb4d-SXd3my05oU2DHXnaLZwyzopPF-g9gOmMiz48eWyHLEn70HWHSdupdkC8G611-o_9&sig=AHIEtbQErgAuU6BHUNLl02ZjhCXGreWVCQ

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Competência em leitura e escrita e metodologia de alfabetização. Boletim Eletrônico da ABRAPEE, 2004.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; SUITER, I.; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Avaliação e intervenção metafonológica em distúrbio da linguagem escrita. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, v. 21, n. 64, p. 57-68, 2004.

Resumo: http://www.inep.gov.br/pesquisa/bbe-online/det.asp?cod=60897&type=P

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; SOARES, J. V. T. . Consciência sintática no ensino fundamental: correlações com consciência fonológica, vocabulário, leitura e escrita. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 9, n. 1, p. 39-47, 2004.

http://www.saofrancisco.edu.br/edusf/publicacoes/RevistaPsicoUSF/Volume_07/uploadAddress/psico-6[6450].pdf

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; VIGGIANO, K.; BIDÁ, M. . Avaliando compreensão de sinais da Libras em escolares surdos do ensino fundamental – Compreensão de sinais em surdos. Interação (Curitiba), Curitiba, v. 8, n. 2, p. 159-169, 2004.

http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/psicologia/article/viewFile/3252/2612

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; GÜTSCHOW, Cláudia Regina Danelon; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Habilidades cognitivas que predizem competência de leitura e escrita. Psicologia. Teoria e Prática, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 13-26, 2004.

http://www.mackenzie.br/fileadmin/Editora/Revista_Psicologia/Teoria_e_Pratica_Volume_6_-_Numero_2/v6n2_art1.pdf

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, E. . Esclerose lateral amiotrófica: declínio funcional com o tempo desde o diagnóstico. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 13, n. 77, p. 20-26, 2004.

Resumo: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=530421&indexSearch=ID

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; SUITER, I.; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de leitura. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 331-340, 2004.

http://www.scielo.br/pdf/pe/v9n3/v9n3a12.pdf

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; JOLY, M. C. R. A.;FERRACINI, F.; RAAD, A. J. . Estratégias de leitura e desempenho em escrita no início da alfabetização. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 8, n. 2, p. 189-198, 2004.

http://www.usf.com.br/cursos/propep/psicologia/files/capovilla_asj.pdf

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; COZZA, H. F. P.; PRIMI, R.; NALDOS, S. M. S.; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Déficits de memória de trabalho em crianças com sintomas de déficit de atenção. Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), São Paulo, n. 7, p. 4-17, 2004.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; VIGGIANO, K.; BIDÁ, M; MAURICIO, A. . Ensino fundamental de surdos em São Paulo: características de seis escolas municipais e filantrópicas e de seus 1158 estudantes. Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), São Paulo, v. 2, n. 4, p. 46-63, 2003.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; DUDUCHI, M.; RAPHAEL, W. D.; LUZ, R.; ROZADOS, D.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, E. . Brazilian Sign Language lexicography and technology: Dictionary, digital encyclopedia, chereme-based sign retrieval, and quadriplegic deaf communication systems. Sign Language Studies, Washington, v. 3, n. 4, p. 393-430, 2003.

http://muse.jhu.edu/journals/sign_language_studies/v003/3.4capovilla.pdf

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Alfabetização. Augusto Guzzo Revista Acadêmica (São Paulo), São Paulo, n. 6, p. 10-13, 2003.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . A eficácia das instruções fônicas. Revista de Educação CEAP, Salvador, v. 11, n. 40, p. 56-58, 2003.

http://www.ceap.org.br/downloads/pdf/rev40/O_X_da_questao.zip

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MIYAMOTO, N. T.; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Alterações de equilíbrio e nistagmo pós-rotatório em crianças com problemas de leitura. Revista de Fisioterapia da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 61-69, 2003.

Resumo: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=355653&indexSearch=ID

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Compreendendo a dislexia: definição, avaliação e intervenção. Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), São Paulo, v. 1, n. 2, p. 36-59, 2002.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Otimizando a aquisição da linguagem escrita: comparação entre métodos de alfabetização. Cadernos de Psicopedagogia (UNISA), São Paulo, v. 2, n. 3, p. 70-103, 2002.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Leitura e escrita como fatores de inclusão: comparando a eficácia dos métodos fônico e global de alfabetização. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, São Paulo, 2002.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Educação da criança surda: o bilingüismo e o desafio da descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabética. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 8, n. 2, 2002.

http://www.abpee.net/homepageabpee04_06/artigos_em_pdf/revista8numero2pdf/1capovilla.pdf

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, E. . Comunicação alternativa na USP na década 1991-2001: Tecnologia e pesquisa em reabilitação, educação e inclusão. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 10, n. 58-59, p. 18CE-42CE, 2002.

Resumo:  http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=337519&indexSearch=ID

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; SMYTHE, I.; EVERATT. E. . Adaptação brasileira do International Dyslexia Test: perfil cognitivo de crianças com escrita pobre. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 10, n. 57, p. 30-37, 2001.

Resumo: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=337513&indexSearch=ID

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Compreendendo a natureza dos problemas de aquisição de leitura e escrita: mapeando o envolvimento de distúrbios cognitivos de discriminação fonológica, velocidade de processamento e memória fonológica. Cadernos de Psicopedagogia, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 14-37, 2001.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, E. . Rota perilexical na leitura em voz alta: tempo de reação, duração e segmentação na pronúncia. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 14, n. 2, p. 409-427, 2001.

http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n2/7866.pdf

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Efeitos do treino de consciência fonológica em crianças com baixo nível sócio-econômico. Psicologia. Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 7-24, 2000.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000100003&lng=en&nrm=iso

 LOMONACO, J. F. B.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; COSTA, C. E.; EVERATT. E.; A., M.; N., R. . Desenvolvimento de conceitos: o paradigma das descobertas. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 4, n. 2, p. 31-39, 2000.

Resumo: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=352912&indexSearch=ID

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Phonological awareness training: Effects on phonological, reading and spelling skills in Brazilian children. Brazilian Journal of Dysmorphology and Speech-Hearing Disorders, n. 3, p. 45-66, 1999.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . O desenvolvimento dos vocabulários receptivo e expressivo em crianças brasileiras.. Interamerican Journal of Psychology, v. 32, n. 2, p. 33-49, 1998.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Desenvolvimento de leitura e escrita de Pré 3 a 2a. Série: Tabelas preliminares de normatização de uma lista de itens psicolingüísticos. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 821-840, 1998.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; GUEDES, M.; DUDUCHI, M. . Explorando a participação de processos imagéticos na resolução de problemas. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 841-876, 1998.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; SILVEIRA, F. B. . Tratamento de dificuldades fonológicas e de alfabetização. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 489-536, 1998.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CHARIN, S. . Competência de leitura: Modelos teóricos e sistemas computadorizados para avaliação de leitura silenciosa e em voz alta. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 597-676, 1998.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Prova de Consciência Fonológica: desenvolvimento de dez habilidades da pré-escola à segunda série. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 7, n. 37, p. 14-20, 1998.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Oralismo, comunicação total e bilingüismo na educação do surdo. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 7, n. 39, p. 15-22, 1998.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Treino de consciência fonológica de pré-1 a 2a. série: efeitos sobre habilidades fonológicas, de leitura e escrita. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 7, n. 40, p. 5-15, 1998.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, E. . O uso de sistemas alternativos e facilitadores de comunicação nas afasias. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 233-259, 1998.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; DUDUCHI, M.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; THIERS, V. O. . Sistemas de comunicação alternativa e suplementar: Princípios de engenharia e design. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 185-231, 1998.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; SILVEIRA, F. B. . O desenvolvimento da consciência fonológica, correlações com leitura e escrita, e tabelas de normatização. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 113-160, 1998.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; DUDUCHI, M.; RAPHAEL, W. D.; CHARIN, S.; LEÃO, M. R.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . SignoFone: Sistema de multimídia baseado na língua brasileira de sinais para comunicação face a face e em rede por surdos com distúrbios motores. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 161-208, 1998.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; SILVEIRA, F. B.; VIEIRA, R.; MATOS, S. A. . Processos fonológicos em paralisia cerebral: efeitos de treino sobre a consciência fonológica, leitura e escrita. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 209-252, 1998.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E. . Validação do software CronoFonos para análise de tempo de reação, duração e freqüência de segmentação locucionais na leitura em voz alta de itens isolados. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 253-340, 1998.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Consciência fonológica: procedimentos de treino. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 341-388, 1998.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; DUDUCHI, M. . Interpretação cognitiva da edução de hipóteses na resolução de problemas. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 389-248, 1998.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DUDUCHI, M.; THIERS, V. O. . Versões computadorizadas de testes psicométricos tradicionais: estendendo as fronteiras da psicometria para abarcar populações especiais. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 47, n. 106, p. 1-19, 1997.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; NUNES, L.; ARAUJO, I.; NUNES, D.; NOGUEIRA, D.; BERNART, A. B. . Versão brasileira do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 151-162, 1997.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Treino de consciência fonológica e seu impacto em habilidades fonológicas, de leitura e ditado de pré-3 a segunda série. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 461-532, 1997.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, E.; DUDUCHI, M. . Análise experimental computadorizada da resolução de problemas: Efeito de oportunidades de edução e da dificuldade lógica edutiva. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 745-780, 1997.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; NUNES, L.; NOGUEIRA, D.; NUNES, D.; ARAUJO, I.; BERNART, A. B.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Análise da validade concorrente do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody por comparação com o desempenho escolar de pré-escola a 8ª série: amostra fluminense. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 533-560, 1997.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; SAZONOV, G.; RAPHAEL, W. D.; MACEDO, E.; CHARIN, S.; MARQUES, S.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; LUZ, R.; GERALDES, A.; SHIN, S. Y.; VIEIRA, R.; ROCHA, M. C. P.; DUDUCHI, M.; AMORIM, S.; MAURICIO, A.; OLIVEIRA, H. . A língua brasileira de sinais e sua iconicidade: Análises experimentais computadorizadas de caso único. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 781-924, 1997.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, E. . Breve histórico da aplicação de meios e sistemas alternativos e promotores de comunicação para afasias. Torre de Babel (UEL), Londrina, v. 4, n. 1, p. 7-41, 1997.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . O processamento de informação no paralisado cerebral e o uso de sistemas de comunicação alternativa como próteses cognitivas. Torre de Babel (UEL), Londrina, v. 4, n. 1, p. 161-184, 1997.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CÉSAR, O. P.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; HAYDU, V. B. . Equação-equilíbrio: o modelo da balança e a análise da resolução de problemas aritméticos em escolares de primeiro grau. Torre de Babel (UEL), Londrina, v. 4, n. 2, 1997.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar;THIERS, V. O.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, E.; DUDUCHI, M.; GUEDES, M. . Validação preliminar da adaptação computadorizada para paralisados cerebrais da Escala de Maturidade Mental Columbia. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 6, n. 35, p. 2-7, 1997.

 CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando Cesar . O desenvolvimento da consciência fonológica em crianças durante a alfabetização. . Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 6, n. 35, p. 15-21, 1997.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; NUNES, L.; NOGUEIRA, D.; NUNES, D.; ARAUJO, I.; BERNART, A. B.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . O desenvolvimento do vocabulário receptivo-auditivo da pré-escola à oitava série: normalização fluminense baseada em aplicação coletiva do Peabody Picture Vocabulary Test. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 381-440, 1997.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Desenvolvimento lingüístico na criança dos dois aos seis anos: Tradução e estandardização do Peabody Picture Vocabulary Test de Dunn & Dunn e da Language Development Survey de Rescorla. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 353-380, 1997.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; DUDUCHI, M.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; THIERS, V. O. . Sistemas computadorizados para comunicação e aprendizagem pelo paralisado cerebral: sua engenharia e indicações clínicas. Ciência Cognitiva, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 201-248, 1997.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Leitura, ditado e manipulação fonêmica em função de variáveis psicolingüísticas em escolares de terceira a quinta série com dificuldades de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 2, n. 4, p. 53-71, 1996.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, E. . Língua de sinais ou sistema de sinais? . Torre de Babel (UEL), Londrina, v. 3, n. 1, p. 53-69, 1996.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; NUNES, L.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; NOGUEIRA, D.; ARAUJO, I.; NUNES, D.; BERNART, A. B.; RAPHAEL, W. D. . Estudos preliminares para a adaptação e validação brasileiras do Teste de Vocabulário por Imagens Peabody. Torre de Babel (UEL), Londrina, v. 3, n. 1, p. 89-99, 1996.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; MACEDO, E.; COSTA, C. E.; DUDUCHI, M. . Manipulação de envolvimento de ego via para-instruções experimentais: efeitos sobre estados de ânimo e desempenho edutivo em resolução de problemas. Revista de Psicologia da USP, São Paulo, v. 7, n. 1,2, p. 143-182, 1996.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DUDUCHI, M.; GONÇALVES, M. J. . O uso de sistemas alternativos e facilitadores de comunicação para o tratamento e a melhoria da qualidade de vida de afásicos. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 20, n. 10, p. 337-342, 1996.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; RAPHAEL, W. D.; GONÇALVES, M. J. . O lugar da língua de sinais e dos sistemas de sinais na educação da criança surda. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 20, n. 9, p. 292-297, 1996.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; RAPHAEL, W. D.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; GUEDES, M.; COSTA, C. E.; MACEDO, E.; DUDUCHI, M.; ALIGIERI, S.; SANTOS, A.; VIANNA, A. L.; FUSO, S.; GONÇALVES, M. J. . Sistema de multimídia para comunicação surdo-surdo e surdo-ouvinte em línguas brasileira e americana de sinais via redes de computador. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 110-114, 1996.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; DUDUCHI, M.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; GONÇALVES, M. J. . Brincar de ler: O computador no diagnóstico diferencial das dislexias. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 87-89, 1996.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; DUDUCHI, M.; RAPHAEL, W. D.; GUEDES, M.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; GONÇALVES, M. J. . Avaliação computadorizada de vocabulário e compreensão auditiva em crianças falantes ou não. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 421-424, 1996.

 GONÇALVES, M. J.; CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; FEITOSA, M. D.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Quando falar não é possível: Uma alternativa. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP), v. 29, n. 2, p. 49-56, 1996.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; MACEDO, E.; DUDUCHI, M.; THIERS, V. O.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; GONÇALVES, M. J. . Como selecionar o melhor sistema de comunicação para seu paciente com deficit de fala? . O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 19, n. 10, p. 350-352, 1995.

 HAYDU, V. B.; CAPOVILLA, Fernando Cesar; JACOB, A. N.; PIMENTEL, N. S.; GUILHERME, R. L.; MACEDO, E.; DUDUCHI, M.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Edução de regras em Nomos v3: Efeito de condições de resolução silenciosa, verbalizada, e com interferência, sob diferentes graus de dificuldade de edução. Torre de Babel (UEL), Londrina, n. 2, p. 69-91, 1995.

 CAPOVILLA, Fernando Cesar; HAYDU, V. B.; COSTA, C. E.; LUZIA, J. C.; ANDRADE, M. S.; SILVA, L. S.; MACEDO, E.; DUDUCHI, M.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra . Resolução de problemas em Nomos v31: Efeito do grau de dificuldade de edução durante o learning set. Torre de Babel (UEL), Londrina, n. 2, p. 47-68, 1995.

 GONÇALVES, M. J.; MACEDO, E.; DUDUCHI, M.; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; THIERS, V. O.; CAPOVILLA, Fernando Cesar . Comunicação computadorizada a serviço de saúde e qualidade de vida. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 145-148, 1995.

________________________________________

%d blogueiros gostam disto: