Intervenção para Leitura e Escrita

 

Problemas de leitura e escrita –

é possível prevenir e remediar!

  

Como?

– ensino explícito e sistemático das correspondências letra-som;

– desenvolvimento da consciência fonológica.

 

 Embora o objetivo maior da leitura e escrita seja a produção e interpretação de diferentes tipos de texto, não é possível chegar efetivamente a tais habilidades sem o prévio desenvolvimento da consciência fonológica e sem o conhecimento das correspondências entre as letras e os sons. Por isso, as atividades de interpretação e de produção de textos são iniciadas apenas após os alunos já terem adquirido algumas habilidades essenciais no níveis da letra e da palavra, conforme recomendado por pesquisadores em todo o mundo.

 

Consciência Fonológica

Abaixo seguem alguns exemplos de atividades  que estimulam o desenvolvimento da  consciência fonológica em vários níveis (palavra, sílaba, rima, aliteração e fonema).

 

Consciência de Palavras: substituir uma pseudopalavra por uma palavra correta.

            1 – Uma mesa tem quatro mecas

            2 –  O menino comeu telos.

 

Consciência silábica: categorizar figuras conforme a sílaba inicial de seus nomes.

 

Rimas

 exemplo 1 – Diga:

                               um animal que termina com /to/ [gato, pato, rato].

                               um animal que termina com /co/ [macaco, porco, marreco].

 

 exemplo 2 –  Categorização de cartas de acordo com o som final.

 

Aliterações:  colorir figuras que iniciam com o mesmo som da figura alvo – BONECA – /b/

 

Atividade de manipulação silábica (adição e subtração de sílabas).

a) Vamos formar palavras novas. Vamos usar essas formas geométricas aqui e vamos dizer como ficam as palavras se nós colocarmos ou tirarmos as partes. Por exemplo, esse círculo aqui é /meu/. [Colocar o círculo].

 Fica /comeu/. Vocês viram! Nós formamos uma palavra diferente.

 

 Identidade Fonêmica: teatro de fantoches em que uma das personagens fala algumas palavras “bobas”, trocando os fonemas.

 ” … Mas eu não gosto de Cutebol, eu gosto mais de Fôlei. Tinha umas meninas brincando de Goneca…”

  

Consciência fonêmica: adição de fonemas.

 

Ensino das correspondências letra-som

exemplo de atividade

 

 

  

Atividades de produção e interpretação de textos

exemplo de atividade

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